6 vitaminas essenciais para o estresse e o cansaço

6 vitaminas essenciais para o estresse e o cansaço

O estilo de vida que muitas pessoas vêm adotando contribui para o aparecimento de sensações de esgotamento físico e mental. A deficiência nutricional é um desses fatores. Mas, saiba que o consumo de vitamina para estresse e cansaço é capaz de mudar esse quadro.

Elas auxiliam os neurotransmissores do cérebro a estimular o humor e fornecer energia e ânimo. Isso porque, da mesma forma que ocorre com nossos órgãos, o cérebro também necessita de determinados nutrientes para funcionar corretamente.

Quer saber quais são as vitaminas essenciais para estresse e cansaço? Então, continue com a leitura!

1. Rhodiola Rosea

Rhodiola Rosea é uma erva medicinal utilizada há muito tempo na China. O extrato dessa planta é considerado um adaptogênico, ou seja, aumenta a capacidade do corpo para combater a tensão e o estresse.

Ainda, estimula a produção de serotonina, uma substância responsável pela sensação de bem-estar, além de diminuir a ação do cortisol, hormônio cuja função é ajudar o corpo a controlar o estresse. O consumo de Rhodiola Rosea também melhora a memória e a capacidade de concentração, bem como auxilia no processo de emagrecimento.

2. 5HTP

Também conhecida como cápsula da felicidade, essa vitamina promove a produção de serotonina, que, como vimos, é responsável pela sensação de prazer e bem-estar, e melhora o humor.

Por esse motivo, o 5HTP é excelente no tratamento de ansiedade, depressão, insônia, estresse e melhora o desempenho mental. Outra vantagem é que, ao elevar os níveis de serotonina, diminui a compulsão por comida, principalmente doces.

3. Vitamina D

Além de ajudar a manter os ossos saudáveis e fortes, é uma ótima vitamina para estresse e cansaço. Isso se deve ao fato de que a deficiência de vitamina D está associada à depressão e outras doenças mentais.

A melhor forma de adquirir essa substância é expor a pele ao sol. No entanto, para garantir a quantidade adequada, é possível encontrar suplementos em farmácias de fitoterápicos e medicamentos naturais.

4. Vitamina C

O efeito mais conhecido da vitamina C é o fortalecimento do sistema imunológico. Contudo, ela ajuda na manutenção da glândula suprarrenal e regula a produção dos neurotransmissores adrenalina, dopamina, noradrenalina e serotonina, capazes de melhorar o humor e causar relaxamento, bem-estar e disposição.

Também ajuda na absorção de ferro pelo organismo. Desse modo, evita a anemia, uma das grandes causas da sensação de cansaço.

5. Vitaminas do complexo B

O complexo B é formado por oito vitaminas:

  • Biotina (B7);
  • Niacina (B3);
  • Tiamina (B1);
  • Piridoxina (B6);
  • Riboflavina (B2);
  • Ácido Fólico (B9);
  • Cobalamina (B12);
  • Ácido Pantotênico (B5).

Elas são essenciais tanto para extrair a energia dos alimentos ingeridos quanto para a regulação do metabolismo dos neurotransmissores, principalmente a serotonina. Por isso, o suplemento dessas vitaminas alivia os sintomas de depressão, cansaço, fadiga, estresse e ansiedade.

6. Magnésio

O Magnésio é um mineral essencial para o funcionamento adequado do organismo. Ele desempenha uma série de funções vitais e está envolvido em mais de 300 reações bioquímicas no corpo, tais como:  Saúde óssea, saúde cardiovascular, saúde do coração, saúde muscular, função nervosa, regulação do açúcar no sangue, saúde mental, função energética, saúde do sistema imunológico. 

Aqui estão algumas informações sobre os benefícios de alguns tipos de magnésio para estresse e cansaço:

  • Magnésio Glicinato: Possui propriedades calmantes e relaxantes, é frequentemente utilizado para promover um sono saudável, reduzir a ansiedade e melhorar o humor. 
  • Magnésio Malato: Pode ser útil para melhorar a função muscular, aliviar dores e desconfortos musculares, bem como aumentar os níveis de energia e reduzir a fadiga. 
  • Magnésio Treonato: Conhecido por sua capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica, é frequentemente utilizado para apoiar a saúde cerebral, melhorar a memória e a função cognitiva. 
  • Magnésio Gluconato: É frequentemente utilizado para tratar deficiências de magnésio e pode ajudar a melhorar os níveis de energia. 
  • Magnésio Pidolato: Pode ser útil para melhorar a função cerebral, apoiando a memória e a cognição. 
  • Magnésio Bisglicinato: É uma forma altamente absorvível de magnésio e pode ser benéfica para várias funções do corpo, incluindo a saúde óssea e muscular. 
  • Magnésio pó ou cloreto de magnésio: Pode ser usado como um suplemento geral de magnésio para ajudar a corrigir deficiências e promover a saúde geral. 

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