Benefícios da berinjela: saiba como ela pode mudar a sua saúde

Benefícios da berinjela: saiba como ela pode mudar a sua saúde

Você já parou para pensar nos benefícios que um alimento rico em proteínas, sais minerais como fósforo, ferro, potássio e cálcio, além das vitaminas A, B e C, pode trazer para a sua saúde?  

Ao conhecer os benefícios da berinjela, você vai se surpreender! Este legume tem sido amplamente utilizado em receitas caseiras e tem mostrado resultados positivos na promoção do bem-estar do organismo. Seja cozida, assada, crua em saladas ou até mesmo em forma de suco, a berinjela possui diversas propriedades interessantes para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.  

Uma característica importante da berinjela é a sua alta quantidade de água, fundamental para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas que ocorrem nas células. E o melhor de tudo: apesar de ser tão rica em nutrientes, possui poucas calorias!  

Continue lendo para descobrir mais motivos para incluir a berinjela em sua alimentação diária.  

Benefícios da berinjela para a saúde  

Controla a gordura abdominal 

A berinjela contém uma substância chamada saponina, que atua como um detergente no organismo, quebrando as moléculas de gordura no sangue e impedindo sua absorção pelo corpo.  

O alto teor de fibras solúveis da berinjela também atua no estômago retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a sensação de saciedade, evitando o consumo de calorias extras. Além disso, as fibras reduzem a absorção de gorduras, promovendo sua eliminação.  

As fibras também melhoram a função intestinal, formando um gel que ajuda o bolo alimentar a passar pelo sistema digestivo com mais facilidade e estimulando uma melhor atividade intestinal. 

 Além disso, a berinjela influencia na redução de picos glicêmicos, favorecendo o controle da gordura abdominal, já que a insulina é responsável pelo acúmulo de gordura no corpo.  

Controla a diabetes

A berinjela é um alimento rico em fibras solúveis, com cerca de 3g de fibras em 100g de berinjela. Isso a torna um importante aliado no combate ao diabetes, pois tem resultados positivos na redução da hiperglicemia pós-prandial e na secreção de insulina em indivíduos diabéticos. 

Quando as fibras da berinjela entram em contato com a água no estômago, formam uma espécie de gel que dificulta a absorção da glicose durante a digestão.  

Combate a celulite

A celulite é causada pelo acúmulo de água, gordura e toxinas nas células, resultando em nódulos e ondulações na pele. A berinjela contém substâncias com propriedades anti-inflamatórias que reduzem a inflamação nas células, ajudando na redução das celulites.  

Aumenta a imunidade

A berinjela fortalece o sistema imunológico ao estimular as bactérias intestinais, responsáveis por mais de 50% das nossas imunoglobulinas.  

Além disso, a digestão das fibras resulta em ácidos graxos de cadeia curta que impedem que bactérias nocivas saiam do intestino para a corrente sanguínea, protegendo o corpo.  

Equilibra a pressão arterial

Os antioxidantes presentes na berinjela atuam nas enzimas que convertem a angiotensina, estimulando a produção do hormônio aldosterona. 

 Manter esse hormônio equilibrado é fundamental para o corpo, pois o excesso dele no sangue está associado ao acúmulo de sódio e à hipertensão arterial.  

Além disso, a berinjela previne o desequilíbrio da pressão arterial causado pelo colesterol ruim no organismo.  

Faz bem para a pele

A vitamina C, presente na berinjela, auxilia na hidratação, maciez e saúde da pele. Seus antioxidantes combatem os radicais livres que causam rugas e envelhecimento precoce.  

A berinjela também contém outros antioxidantes, como a antocianina, o ácido clorogênico e os flavonoides, que inibem a oxidação de gorduras nas células e combatem o envelhecimento.  

Previne doenças do coração

O consumo de berinjela ajuda a controlar o colesterol LDL (colesterol ruim) no sangue, melhorando o fluxo sanguíneo e prevenindo o estresse oxidativo. A antocianina presente na casca da berinjela atua na redução do LDL e as fibras reduzem sua absorção pelo intestino.  

Além disso, os flavonoides impedem a oxidação do colesterol e previnem a formação de placas nas paredes dos vasos e artérias, que podem levar a doenças cardiovasculares como o infarto. A lovastatina, também presente na berinjela, torna as paredes das artérias mais flexíveis, aumentando o fluxo sanguíneo e prevenindo doenças cardíacas. 

Não deixe de inclui-la em sua alimentação diária. Lembre-se de variar as formas de consumo do legume para aproveitar ao máximo suas propriedades nutricionais. Experimente receitas como berinjela recheada, lasanha de berinjela ou até mesmo sucos ou smoothies com berinjela. Aproveite os benefícios que esse incrível legume tem a oferecer para a sua saúde! 

 

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